sábado, 20 de abril de 2013

Teresópolis/Guapimirim 

Estrada do Garrafão: Uma caminhada inesquecível

 

Quem nunca fez, deveria fazer, uma das melhores opções de trilhas leves

que liga os municípios de Teresópolis a Guapimirim.



Partida: estrada atrás do Paraíso das Plantas, Km 90 da Rodovia Rio-Teresópolis, com local para estacionamento. Impossível não apreciar um belíssimo ângulo do Dedo de Deus!
No meio de muito arvoredo e de um ar puro da serra, incomparável e inesquecível, visualizamos lindos ângulos da Baixada Fluminense e Região Leste Fluminense, das montanhas Dedo de Deus, Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora e Cabeça de Peixe.
Quando a estrada termina, tem início a trilha. Durante um pequeno trecho, a mata vai se fechando. Encontramos trechos com um calçamento de pedras bem antigo, várias propriedades e um visual imponente do Nariz do Frade.


Passamos por uma ponte sobre um pequeno riacho, Rio Iconha, que forma a Cachoeira do Garrafão e por ruínas de um pilar de ponte ferroviária, traço histórico do principal meio de transporte que atendia Teresópolis. Aí, deparamos com um visual ímpar da Pedra do Elefante.
Atravessamos depois um curso de água que corta a trilha, trecho que exige atenção, pois pisamos em pedras molhadas e escorregadias. Continuamos pela estradinha, agora mais aberta e agradável, com árvores e sombras muito bem vindas. Passando por uma cerca do PARNASO, vemos uma gigantesca árvore, merecedora de uma sessão de fotos.


Descemos uma rampa que dá para outra estrada, onde surgem algumas casas e sítios do bairro Limoeiro. Seguir sempre descendo, até o local com um pequeno comércio. Observar que atrás de você, lá em cima, o visual da Serra dos Órgãos é fantástico, destacando-se a Pedra do Garrafão. Alguns metros adiante, na Estrada de Caneca Fina, passam ônibus no sentido Guapimirim, Magé, Caxias e Rio de Janeiro.


Caso tenha deixado seu carro no estacionamento do Paraíso das Plantas, é só pegar um ônibus ou van, serra acima, sentido Teresópolis, e pedir ao motorista para deixá-lo no local.














Nenhum comentário:

Postar um comentário