segunda-feira, 19 de março de 2012

Trilha da Pedra do Elefante


A pedra do Elefante está localizada bem perto do limite oeste do Parque Estadual dos Três Picos, praticamente na divisa com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e tem seu acesso bem próximo ao Mirante da Vista Soberba que se encontra bem perto da Entrada da Cidade de Teresópolis.


São aproximadamente 30 minutos de caminhada, sendo os primeiros 20 mais íngremes, e o restante já na parte alta da montanha, onde encontramos um mirante que fica em frente e bem próximo das principais montanhas da Serra dos Órgãos como o Escalavrado, o Dedo de Nossa Senhora, o Dedo de Deus, a Cabeça de Peixe, o Frade até a Pedra do Sino. Do outro lado, é possível avistar o lago do Comary e parte da Cidade de Teresópolis.




Em 2005 o Centro Excursionista Teresopolitano fez algumas melhorias na trilha e ainda instalou no mirante uma cerca de proteção, feita com vergalhões e cabos de aço, além de uma urna para o livro de cume que na verdade é um caderninho que serve para que os montanhistas possam escrever suas impressões sobre a subida e sobre o incrível visual de seu mirante.


Por ser uma trilha de leve e de fácil acesso ela é recomendada para a família toda, até mesmo para as crianças, só é preciso ficar de olho nelas no mirante. O mirante fica antes do cume, e seu cume propriamente dito não possui visual algum, mas nele é possível colocar algumas barracas para pernoite, mas se for acampar leve sua água, pois não existe água perto do cume.

Mais fotos da Pedra:


Como Chegar:
Suba pela Rodovia Washington Luiz, seguindo pela estrada Rio-Teresópolis até a altura do Mirante da Vista Soberba bem na entrada da Cidade de Teresópolis, estacione o carro no mirante. A 500 metros do Mirante da Vista Soberba está a entrada para a trilha da Pedra do Elefante.
Quando Ir:
O inverno é a melhor estação do ano para se caminhar/escalar na Serra dos Órgãos principalmente nas de maior duração e/ou com pernoite, pois o tempo é bem mais estável. Nas demais estações é possível ir, mas esteja preparado para chuvas principalmente no final da tarde, no verão as temperaturas podem chegar perto dos 40°C.

Especificações:

Tipo: Montanha / Morro / Rocha
Região: Serra dos Órgãos / Três Picos
Localização: Teresópolis - RJ, Brasil, América do Sul
Lat/Lon: 22°27 47.69 S / 42°58 59.63 W
Atividades: Caminhadas/Leve a moderada
Época do Ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno
Altitude: 1.180 m
Duração: 30 min (ida).
Atração: Paisagem.


Fotos: Yannick Rainey e Julia Fiorito

Nenhum comentário:

Postar um comentário